Sitemeter

22 de mai. de 2010

HISTÓRICO DE TANQUE NOVO

Tanque Novo Sob Uma Nova Óptica


Aparecido Carneiro Pereira



História

Tanque Novo surgiu a partir da povoação da Fazenda Furados, adquirida pelos irmãos Prudenciano Alves Carneiro e Juvêncio Alves Carneiro, em 1883, que eram filhos de José Joaquim Carneiro e Clemência de Oliveira Alves
Essa fazenda era enorme, com uma extensão de mais ou menos nove quilômetros _ começava na região conhecida, hoje, como Alecrim, onde Juvêncio ficou residindo; e fazia limite com a Fazenda Lagoa Grande. Prudenciano, por sua vez, preferiu morar na parte central, onde se encontra Tanque Novo.
Ambos os irmãos tiveram dois casamentos: Prudenciano casou-se a primeira vez com Ursulina Marques; e, na segunda vez, com Gertrudes Francisca de Jesus. Juvêncio casou-se inicialmente, com Arlinda Francisca Gomes; e, depois, com sua sobrinha Ana Bela Carneiro (Bilinha), filha do primeiro casamento de Prudenciano com Ursulina.
Em 1909, Prudenciano construiu a primeira capela, auxiliado pela sua segunda esposa Gertrudes e, principalmente, pelo amigo Manoel José Batista. Esse mesmo casal, também, doou o terreno para a construção da primeira praça, ao redor da capela; hoje, conhecida como Praça da Matriz. Surgia, assim, um vilarejo que depois evoluiu para vila.
Essa vila ficou pertencendo ao município de Macaúbas, e recebeu os seguintes benefícios: tanque maior, feito pelo governo do estado da Bahia, barracão para realização de feira, campo de pouso de avião, o açude, o primeiro prédio escolar e o primeiro mercado, numa segunda praça, aberta no início dos anos 60, pelo então prefeito de Macaúbas, Amélio Costa.
Há controvérsias sobre a origem do nome de Tanque Novo: a primeira hipótese é que foi depois da abertura de um tanque grande, feita, manualmente, por Prudenciano e seu filho José Marques Carneiro (Cazuza); a segunda hipótese é que foi após a feitura de um tanque maior, pelo governo, no início da década de 20. Qualquer que seja a resposta correta, a frase que mais se ouvia, naquela época, era a seguinte: “Eu vou buscar água no tanque novo.”
A partir de 1962, com a emancipação política de Botuporã, Tanque Novo passou a ser distrito desse novo município. Todavia, a rivalidade entre as duas localidades era muito grande, pois, Tanque Novo almejava sua emancipação antes mesmo de Botuporã alcançá-la. Tanto assim, que só não lançou candidato a prefeito, naquele município, em 1972, quando apoiou Valdionor Marques, filho de Botuporã. Vejamos: em 1962, Osvaldo Marques da Silva (derrotado); em 1966, Juvêncio Carneiro Neto (derrotado); em 1970, Juvêncio Carneiro Neto (vitorioso); em 1976, José Carlos Marques (derrotado); em 1982, José Carlos Marques (vitorioso).
Os principais benefícios recebidos como distrito de Botuporã, foram: prédios escolares, mercado maior para a feira, posto de saúde, abertura de ruas, primeiros calçamentos, arborização de praça, energia elétrica, captação do sinal de televisão e instalação do primeiro banco – BANEB (Banco do Estado da Bahia). Obras, essas, conseguidas pelos ex-prefeitos de Botuporã: Antônio Augusto Mendonça, Alípio de Queiroz Marques, Juvêncio Carneiro Neto e José Carlos Marques.

Política

Em 1985, graças aos esforços do deputado estadual Jaime Vieira Lima, aconteceu a emancipação política de Tanque Novo, e seu nome foi mantido, atendendo ao clamor popular.
Sua política é uma das mais caras da região: muito dinheiro se gasta para eleger um vereador, ou, principalmente, para escolher o prefeito municipal. A disputa política, atualmente é bastante acirrada entre os empresários e ex-prefeitos João Neves de Oliveira (Juca) e José Messias Carneiro (Dedé). O atual prefeito, Elson Neves de Oliveira, que está no segundo mandato seguido, é filho de Juca e trineto de Prudenciano Alves Carneiro e Juvêncio Alves Carneiro. Coincidência ou não, as pessoas que participaram, direta ou indiretamente, dos primeiros progressos, têm algum grau de parentesco com os fundadores de Tanque Novo _ são descendentes, cônjuges de descendentes ou contam com a parceria deles. É como se fosse uma verdadeira oligarquia. Observemos:

Pessoas influentes:

_ José Marques Carneiro (Cazuza) – filho de Prudenciano e sobrinho de Juvêncio - autodidata, professor prático e primeiro subdelegado de polícia. Foi quem idealizou a abertura de um tanque maior, para amenizar o sofrimento dos primeiros moradores, na época da estiagem.
_ Joaquim Alves Carneiro (Coronel) – filho de Juvêncio, sobrinho e genro de Prudenciano – primeiro comerciante, fez doações de lotes, povoando a primeira pracinha; e doou o terreno para a construção do cemitério.
_ Teotônio Marques Silva – era casado com Deolinda Carneiro, filha de Joaquim Alves Carneiro e neta dos dois fundadores de Tanque Novo. Ele, também, era sobrinho-segundo de Juvêncio e de Prudenciano. Teotônio Marques foi comerciante, político e inspetor escolar. Doou o terreno para a construção do açude, em 1947; e tomou conta do serviço da barragem, que foi dirigido por um mestre de obras de Macaúbas. Cedeu, também, uma área de terra, do outro lado do açude, para a instalação da Escola Família Agrícola.
_ Antônio Alves Carneiro – filho de Juvêncio e sobrinho de Prudenciano – comerciante e político; foi prefeito interino de Macaúbas, substituindo Amélio Costa (bisneto de Prudenciano Alves Carneiro). Participou da construção do mercado, na nova praça e, também, da primeira reforma da barragem do açude, em 1960.
- Moisés Marques Silva – casado com Celina Carneiro, filha de Antônio Alves Carneiro e neta de Juvêncio Alves Carneiro. Ele era sobrinho-segundo dos dois fundadores. Também era comerciante e político; foi um grande incentivador da cultura local; ajudou na instalação da primeira feira, e promoveu a reforma e ampliação do cemitério, como presidente da Sociedade Nossa Senhora da Piedade.
_ Raquel Pereira Carneiro – primeira professora formada, nomeada pelo estado, no início da década de 1930, para trabalhar em Tanque Novo. Nasceu em Guanambi e estudou na Escola Normal de Caetité, Bahia. Contribuiu com a formação moral e sócio-cultural daquele povo. Reivindicou a criação da feira livre e também do posto de correios. Era casada com Arlindo Alves Carneiro, neto dos fundadores do lugar. Ele, também, teve parcela de contribuição, doando terreno, juntamente com seu tio Manoel Ferreira das Neves (sobrinho de Juvêncio e Prudenciano), para a construção do primeiro campo de pouso de avião que, mais tarde, viria a ser campo de futebol, ao lado do cemitério. Hoje, é rua bastante habitada. Arlindo Alves Carneiro foi o primeiro farmacêutico prático, filho do lugar - realizava atendimento básico, prestando os primeiros socorros.
_ Osvaldo Marques da Silva (Vavá Marques) – filho de Teotônio Marques Silva e bisneto dos dois fundadores. Era comerciante e político. Instalou a primeira rede de energia elétrica, através de gerador e postes de madeira, nos anos 60. Fez, também, o primeiro sistema de abastecimento de água encanada, com caixa e chafarizes; criou a primeira banda filarmônica, e foi o primeiro funcionário dos correios.
_ Juvêncio Carneiro Neto – filho de Antônio Alves Carneiro e homônimo do seu avô, um dos fundadores de Tanque Novo. Ex-prefeito de Botuporã (1971-1972) – realizou o primeiro calçamento de rua, com pedras rústicas; ampliou e renovou a rede de energia elétrica, colocando postes de cimento; captação do sinal de televisão, em parceria com o município de Paramirim. Antes de ser eleito prefeito, criou o ginásio cenecista, sendo o primeiro presidente daquela associação.
_ Aldo Lucchetta – padre italiano, que criou a ASSOBEC (Associação Beneficente e Comunitária), em 1979. Essa associação foi presidida por Florisvaldo Marques da Silva (filho de Teotônio Marques da Silva e bisneto dos dois fundadores). Através dessa associação, que recebia verbas da Alemanha, Tanque Novo teve o seu primeiro Centro de Saúde, a Escola Família Agrícola e a construção da nova Igreja Matriz.
_ José Carlos Marques – filho de Teotônio Marques Silva e bisneto dos dois fundadores. Ex-prefeito de Botuporã (1983 -1988) – embelezou a Praça da Matriz: realizou o primeiro calçamento com bloquetes, fez a jardinagem, arborização e iluminação da mesma.
_ João Neves de Oliveira (Juca) – primeiro prefeito eleito, após a emancipação de Tanque Novo. É casado com Judite Alves Carneiro (bisneta dos dois fundadores). Juca teve dois mandatos: 1986-1988 e 1993-1996. Suas principais obras foram: a estadualização do colégio; a instalação do sistema telefônico DDD; a construção da Unidade Mista de Saúde (mini-hospital, com internamentos); a construção do novo campo de pouso de avião.
_ Élio Marques da Silva – filho de Teotônio Marques Silva e bisneto dos dois fundadores. Como segundo prefeito de Tanque Novo (1989 -1992), sua grande obra foi a implantação do Sistema de Abastecimento d’ Água, com a perfuração de vários poços artesianos e a canalização de água para toda cidade e comunidades vizinhas.
_ José Messias Carneiro (Dedé) - bisneto dos dois fundadores de Tanque Novo. Teve dois mandatos: 1997-2000 e 2001-2004. Suas obras mais destacadas foram: a construção do Hospital Municipal; o asfalto do trecho Igaporã/Tanque Novo, graças ao seu empenho; criação das primeiras unidades do Programa Saúde da Família (PSF); captação e canalização da água do Zabumbão, concedida pelo município de Paramirirm.

Bento Carneiro

A história de Bento Carneiro é um capítulo à parte, que serve para explicar a origem da família Carneiro, em Tanque Novo.
Viajante e aventureiro, em busca de pedras preciosas ou de riquezas minerais, ele era descendente de portugueses, porém, nascido em Salvador , por volta de 1800.
Conviveu com uma moça chamada Benedita, neta de indígenas, na região compreendida entre a Fazenda Noruega e a Fazenda São José; e geraram um filho, cujo nome era José Joaquim Carneiro.
Preparando para o batizado desse filho, Bento Carneiro viajou a Salvador para comprar o enxoval e, também, bebidas para a festa do batizado. Acabou demorando mais do que as outras viagens costumeiras. Benedita e seus pais ficaram desconfiados, achando que ele não mais retornasse. Por isso, acabou batizando o menino, ao aproveitar a passagem de jesuítas por ali, pois, era uma raridade, a presença de padres naquela região. Ao regressar de sua viagem, Bento Carneiro soube, antes mesmo de chegar ao local, que a criança já havia sido batizada. Ficou muito chateado: botou fogo no enxoval, quebrou os barris de vinho, fez meia volta e foi embora, abandonando a família.
José Joaquim Carneiro, o filho desprezado, foi criado pelo seu padrinho José Cardoso. Cresceu, tornou-se adulto e casou-se com Clemência de Oliveira Alves. Tiveram doze filhos: Prudenciano, Juvêncio, Francisco, Antônio, Constança, Maria, Custódia, Antonina, Exupéria, Carlota, Ana Joaquina e Ursulina. Todos com o sobrenome Alves Carneiro.
Juvêncio e Prudenciano foram os dois irmãos que compraram a fazenda Furados, que deu origem a Tanque Novo. Eram netos de Bento Carneiro.


Economia - Tanque Novo se destaca, hoje, pelo seu forte comércio. Existem algumas empresas atacadistas que vendem para diversas regiões, e geram vários empregos. Há também, grandes revendedores de feijão, farinha de mandioca e de gás natural. Além disso, possui uma economia informal bastante movimentada, com dezenas de fornos caseiros produzindo bolos (especialmente, biscoitos conhecidos como “chiringas”) que são revendidos em municípios vizinhos.

Festejos:
_ Festa da padroeira Coração de Maria – é realizada no primeiro fim-de-semana de junho, após rezas e leilões, durante as trinta e uma noites do mês de maio.
_ São João – a festa junina é comemorada com a queima de inúmeras fogueiras e fogos de artifício, dia 23 de junho. Existem, também, apresentações de quadrilhas e comidas típicas. Nos dias seguintes, geralmente, três ou quatro dias, há muito forró, com bandas vindas de várias partes do Brasil; bandas locais e regionais. E, de vez em quando, alguns shows de duplas sertanejas famosas. Essa festa atrai muitos visitantes; e, é o momento propício para rever parentes e amigos que retornam de muitas regiões e estados brasileiros.

Feriados municipais: 25 de fevereiro – dia de sua emancipação política; 1º de junho – dia dedicado à padroeira Coração de Maria.

Esporte - possui pistas de MotoCross e de corrida de cavalos, atraindo competidores de vários municípios.

Principais artistas:
_ Laudelino Marques (Lolô Marques) – marceneiro que construiu, de madeira, o altar de Coração de Maria.
_ Justiniano Pereira de Sousa – cantor e compositor; compôs o Hino de Tanque Novo.
_ Lindouro Marques Silva – músico e compositor; fez o Hino de Coração de Maria.
_ Fábio Magalhães - artista plástico; executou, em mosaico, um painel com o resumo da história de Tanque Novo.

Geografia
O município de Tanque Novo está localizado na região centro-sul da Bahia, num planalto, 835 metros acima do nível do mar. Fica distante 766 km da capital, Salvador; possui uma área de 825,94 km2; sua população é de, aproximadamente, 17.000 habitantes; a vegetação predominante é a caatinga; e o clima é subúmido a seco.
Faz limites com os seguintes municípios: Caetité, Botuporã, Igaporã, e Macaúbas.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

P/S: Aparecido Carneiro Pereira nasceu em Tanque Novo – Bahia, em 1960. É filho de Arlindo Alves Carneiro e Raquel Pereira Carneiro; e bisneto dos fundadores de Tanque Novo: Juvêncio Alves Carneiro e Prudenciano Alves Carneiro. Formado em Odontologia, pela Universidade Federal da Bahia, exerce sua profissão em Tanque Novo e, também, em Caetité – Bahia, onde reside, com sua família. É membro da Academia Caetiteense de Letras, ocupando a cadeira nº 39.

Referências:

a) Pequeno Histórico de Tanque Novo – autora: Maria Carneiro das Graças
Obs.: Maria Carneiro das Graças é professora aposentada e irmã de Aparecido Carneiro Pereira. Foi a primeira pesquisadora do histórico e, também, da genealogia da família Carneiro de Tanque Novo. Ela iniciou a pesquisa, em 1967, juntamente com sua prima Alzira Alves Carneiro, quando estudavam em Caetité – Bahia, no Instituto de Educação Anísio Teixeira.
Pessoas que lhes prestaram informações: Joaquim Alves Carneiro, Arquimimo Alves Carneiro, Prudenciano Alves Carneiro (sobrinho e neto de seu homônimo), Manoel Ferreira das Neves, Moisés Marques Silva, Raul Alves Carneiro, João Alves Carneiro (João de Celina), Juvêncio Alves Carneiro (neto de seu homônimo, um dos fundadores de Tanque Novo), conhecido como Juvêncio de Celsina, Arlindo Alves Carneiro e Raquel Pereira Carneiro. Desses, o único que permanece vivo é Juvêncio de Celsina que, por sinal, ainda possui boa memória.
Obs.: Joaquim, Arquimimo e Prudenciano eram filhos de Juvêncio Alves Carneiro, um dos fundadores da cidade. Prudenciano era fruto do segundo casamento; por isso, era sobrinho e neto do seu homônimo _ o outro fundador do lugar.

b) Histórico de Tanque Novo – vários autores que contam, inclusive, a história recente do município.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Detalhe: esse histórico encontra-se na Wikipédia. Clique no link abaixo: