Sitemeter

29 de abr. de 2011

VÍDEO SOBRE TANQUE NOVO





Documentário produzido pela professora caetiteense, Fernanda Gomes da Silva, que lecionou durante algum tempo, no colégio estadual de Tanque Novo.

É um vídeo de doze minutos, que inicia mostrando vários caminhões, perfilados, em garagem _ cena comum, na época do São João, quando os caminhoneiros tanque-novenses têm folga. Aliás, em relação às cidades do seu porte, no interior da Bahia, Tanque Novo, talvez, seja a que mais possui caminhões.

Depois das cenas dos caminhões, com fundo musical “Vida de Viajante” de Luís Gonzaga, fala sobre a localização e origem da cidade; conta a história de Bento Carneiro, José Joaquim Carneiro, seu filho, e os primeiros descendentes com o sobrenome “Alves Carneiro”.

Lembra os dois fundadores de Tanque Novo _ Juvêncio Alves Carneiro e Prudenciano Alves Carneiro que compraram a fazenda Furados, povoaram e construíram a primeira capela.

Mostra, também, a vegetação predominante.

A respeito da educação, cita os nomes (ilustrados com fotos) das seguintes professoras:

Raquel Pereira, Maria da Glória Neves Silva e Alzira Alves Carneiro, além do delegado escolar, Teotônio Marques da Silva.

Menciona, também, os nomes dos ex-prefeitos, inclusive, os da época de Botuporã: Juvêncio Carneiro Neto e José Carlos Marques. Infelizmente, nessa parte, acontece uma gafe: anuncia João Neves de Oliveira, e aparece uma segunda foto de José Carlos Marques. A foto de João Neves de Oliveira (Juca) surge no início desse parágrafo, sobre o cenário político.

Em seguida, fala sobre os festejos juninos e a festa da padroeira Coração de Maria, com um pedacinho do hino feito por Lindouro Marques.

Encerra com o hino de Tanque Novo, feito por Justiniano Pereira de Sousa, exibindo algumas cenas da cidade.

Apesar da gafe cometida, vale a pena assistir, pois, trata-se de um documentário muito interessante.