Sitemeter

31 de ago. de 2011

À TIA RAQUEL, SEMPRE PRESENTE




À TIA RAQUEL, SEMPRE PRESENTE


“Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós;
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas”.
                      (Cora Coralina)

E é isso que quero fazer neste momento: “tocar o coração” das pessoas, especialmente dos familiares mais diretos da querida tia Raquel, que passou a vida toda fazendo o bem a tanta gente. Sem dúvida, ela cumpriu muito bem sua missão aqui na Terra e agora está, por certo, no “assento etéreo” de que fala o poeta.

Sei que, na nossa terrenalidade rastejante, o que fica dos que se vão é a “eterna saudade”; entretanto, mais do que eterna, que seja sempre terna a saudade de nossos entes queridos, porque quem parte não morre – “fica é encantado”, consoante o dizer do escritor mineiro João Guimarães Rosa. 

Nesta hora em que os queríamos presentes fisicamente, podemos até mesmo verter lágrimas pela ausência física de nossos pais, parentes e amigos, porque a concepção de tempo que nos foi legada – que não leva em conta o que fica entranhado em nosso ser – é terrivelmente terrena, limitada e fugaz...

Entretanto, apesar do pranto e da tristeza que tia Raquel deixa com sua ausência física, nós, que acreditamos na dimensão metafísica da vida, temos bons motivos para alegrar-nos, pois temos certeza de que ela está na mansão dos justos, junto a tantos outros de alma pura que já se foram, como o saudoso tio “Doutor”, seu companheiro de tantos anos.

Agora desfeita em luz, ela cintila como estrela, na imensidão do azul infindo, após ter cumprido sua gloriosa travessia como criatura verdadeiramente filha de Deus. Afinal, na vida, é essa trajetória cintilante que confere grandeza a nossos atos e dá sentido à nossa busca terrena. E é essa dimensão metafísica que importa, como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade: “As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão. Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão...”.

Teotônio Marques Filho (Belo Horizonte/MG)


Obs.: Esta mensagem de Tunico, foi publicada, inicialmente, em fevereiro de 2009, neste blog.