Sitemeter

6 de jan. de 2009

AGRADECIMENTOS - MISSA DE SÉTIMO DIA

Falar da professora Raquel Pereira, é fácil.
Mas, falar da mãe Raquel é bem mais emocionante.
Queria neste momento recitar a poesia de que ela tanto gostava: "O Beijo da Mamãe".
Peço desculpas, mas não vou conseguir.
Então quero agradecer as visitas constantes de Justiniano, à Dindinha.
A Lia, que interrompeu um tratamento em Salvador para dedicar plenamente, à mamãe. Onde as duas conversavam e cantavam como duas adolescentes, amigas inseparáveis.Tendo sempre o cuidado de rezar o Ofício de Nossa Senhora todos os sábados. Não esquecendo em nenhum dia de dizer: A benção, mamãe!
Raquelinda, todos os dias, tinha a paciência de arrumar a cama para que mãe deitasse, sempre com a ajuda de minha cunhada Edilce.Também, Queca fazia a leitura da Bíblia todos os dias e na hora do "boa noite", pedia a benção e a beijava.
Carneiro, sempre a chamava de professora e também pedia a benção e beijava suas mãos.
Dilson, todas as noites ia tomar o chá com mãe e também nunca saiu sem pedir a benção.
Cido, com seus poemas maravilhosos dedicados a mãe; inclusive, ainda teve forças para escrever este que está nesta lembrancinha.Também, antes de ir para o trabalho, pedia a benção a mãe.
Minha mãe sempre me chamava de "Meu Beija- Flor". Porque eu estava sempre viajando. Todas as vezes que eu ia viajar, ou ela estava deitada( pela manhã) ou tomando a merenda da tarde, e sabendo que ela tinha muita higiene, dificilmente eu pegava em suas mãos. Então, beijava a sua cabeça. E, no meu último beijo, ela estava deitada em uma cama estranha, e sua cabeça, muito fria.
Ainda com a voz rouca, no domingo conseguiu responder o "boa noite" de Dizainy.Tudo isso são detalhes, um amor sem limite.
Interessante, no último domingo, estávamos eu e Lia, e minha mãe reviveu cada momento da comemoração que os professores fizeram, quando ela completou 70 anos de profissão. Lembrou de cada presente e falou das homenagens que recebeu em Tanque Novo. Falou que naquele dia a casa ficou cheia de visitas. Interrompi, por que ela estava rouca; pedi para que ficasse em silêncio. Só agora percebo que ela estava fazendo o último agradecimento e que dentro de poucas horas aquela voz iria calar para sempre.
Neste momento agradeço o carinho dos bisnetos e netos de mãe. Os netos estão providenciando um Blog para Raquel, onde logo mais, todos terão acesso.
Não poderia deixar de agradecer a meu marido Miguel e minhas cunhadas - Ana, Edilce e Suzete,  pelo apoio e respeito que tiveram com mãe.
E, em nome da família Pereira Carneiro, queremos agradecer a todos os presentes nesta missa, às manifestações de amor, carinho e solidariedade, especialmente, aos professores, alunos e funcionários da Escola Raquel Pereira e à turma da professora Maria Sônia da Silva, da Escola Teotônio Marques.
Nesta oportunidade agradecemos:
_ Ao inesquecível prefeito de Botuporã, Antônio Augusto Mendonça que fez a primeira homenagem, estampando o nome Raquel Pereira no Grupo Escolar, na cidade de Tanque Novo. 
_ Ao ex- prefeito desta cidade, João Neves de Oliveira (Juca) que a homenageou com o nome da Rua Raquel Pereira, em Tanque Novo;
_ Ao Secretário de Educação, José Cardoso Silva, no governo de Elson Neves e a Daniel Magalhães, que a presentearam com sua história, gravada em um DVD;
_ Ao padre Edson Rocha Passos, que presidiu as duas missas;
_ A todos os componentes do Coral;
_ Às ministras da Eucaristia: A você, Rosália, que levava a hóstia de 15 em 15 dias;
_ Aos leitores e comentaristas;
_ A José Carlos Marques (ex- aluno, prefeito de Caturama), pelo discurso na missa de corpo presente;
_ A Juvêncio Carneiro Neto pela mensagem gravada e também pelo discurso proferido na missa de corpo presente. Coincidentemente, foi o primeiro nome registrado no Livro de Matrícula da professora Raquel e, também, foi ele quem fez a última visita à mamãe;
_ À doutora Zeuza Marques, pelas visitas periódicas;
_ À Naninha, pela paciência, com seus curativos diários, durante um ano e meio;
_ Às últimas companheiras domésticas: Maria Silva, Osana, Vânia, Iraci, Nilza, Nair e Valdice;
_ Aos funcionários da Funerária Tanque Novo;
_ Aos motoristas e locutores dos carros de som;
_ À Rádio Comunitária de Tanque Novo;
_ À Prefeitura Municipal;
_ A todos os vizinhos, com carinho: Zizi e José Carneiro Sobrinho (Deca);
_ A Nazinha, pelo espaço cedido, para refeições no dia do velório;
_ Às Escolas Municipais e Estadual de Tanque Novo;
Enfim, agradecemos a todos que nos confortaram com suas visitas ou através de envio de flores, mensagens, telegramas, faixas, e-mails, cartas e telefonemas.
A professora Raquel partiu com a consciência tranquila do dever cumprido. Apesar de ter enfrentado dificuldades, pôde colher flores, frutos e muitas amizades sinceras. Deixou outras sementes e muitas saudades. 
Morreu dormindo, tendo pronunciado antes a seguinte frase: 
" Não estou sentindo nada,estou rezando!"

Nossos sinceros agradecimentos!

Agradecimentos  proferidos  por Eloísa Pereira Carneiro Neves.